[LIVRO/REVIEW] Porque Escolhi Viver - Yeonmi Park

by - 01:31




Título: Porque Escolhi Viver
Autor: Yeonmi Park
Título Original: In Order to Live: A North Korean Girl’s Journey to Freedom (2015)
Editora: Objetiva
Páginas: 320
ISBN: 9789896650049
Tradutor: Ester Cortegano

Resumo: A história real de uma norte-coreana que fugiu para conseguir viver. Cresceu a pensar que era normal ver cadáveres na rua a caminho da escola. Que era normal comer plantas selvagens para calar o estômago. Que era normal ver os vizinhos "desaparecer". Aos 13 anos, quando a fome e a prisão do pai tornaram o futuro impossível, Yeonmi e a família tomaram a decisão arriscada de fugir. Arriscaram morrer porque escolheram ser livres. Porque escolheram viver.

Opinião: Este foi um livro que eu quis muito ler, ao ponto de não resistir mesmo a comprar. Ainda assim, guardei-o para ler nas férias, e tenho andado a arrastá-lo durante imenso tempo. Finalmente terminei-o, e vim partilhar um pouco do que li, tentando não entrar muito em detalhes (a.k.a. spoilers) - apesar de a sobrecapa do livro já apresentar spoilers suficientes.

Para começar, devo salientar a coragem que deve ter sido relembrar todos aqueles momentos, colocá-los em papel e viver [como activista] para alertar o mundo sobre o país longínquo e desconhecido que é a Coreia do Norte.

O Mundo precisa saber. Todos precisamos de saber.

Este livro traz-nos o relato da vida de Yeonmi e da família na Coreia do Norte, a sua [dificílima] fuga/estadia na China e a sua integração na Coreia do Sul. Fala-nos do quão moldadas são as mentes norte-coreanas desde a infância, da veneração ao líder e de toda a vida deles - vida essa que muda consoante a classe em que a pessoa está inserida, a qual pode vir a mudar com um "movimento em falso".

A autora relata-nos a sua história de forma bonita e eloquente, transportando-nos para a sua realidade com facilidade. Sentimo-nos na pele dela, e com ela rimos, choramos e revoltamo-nos.

Pessoalmente, este livro não me trouxe nada de novo a nível de conhecimentos (talvez por isso tenha demorado tanto tempo a lê-lo, mas ficava cativada sempre que lhe pegava... o problema era não pegar muitas vezes TT). Já há muito que estava consciente de como eles viviam e o testemunho dela apenas solidificou esses conhecimentos. No entanto, é sempre bom para relembrar (ou para conhecer) e suscitar em nós um sentimento de revolta que, quem sabe, pode ser um pequeno passo.

Esta história teve um final feliz. Mas quantas outras não tiveram? Quantos continuam a ser oprimidos pelo regime; quantos vivem em condições desumanas, lá e na China, e quantos morreram enquanto tentavam fugir? Quantos viram os seus familiares mortos por razões indescritíveis; e quantos vivem sem saberem que têm direito a pensar por si próprios?

Hoje, eu sou Yeonmi. E Yeonmi representa cada cidadão norte-coreano. Promovamos a consciencialização!

Partilho aqui um vídeo que vi dela - sem saber, na verdade, que era ela - e que representa muito daquilo que ela relata no livro. Para o caso de quererem mais detalhes, aqui fica. Vale muito a pena :)




E, para quem quiser, o Expresso escreveu um artigo que resume em uma página a vida dela (essencialmente, do que trata o livro). Podem lê-lo aqui.

Pontos: 8/10

Drama que ando a ver no momento: Cinderella and the four knights, Moon lovers, Second to last love...
Livro que estou a ler no momento: "A Prometida do Capitão" - Tessa Dare

You May Also Like

0 comentários

Com tecnologia do Blogger.